Arquivo mensal Fevereiro 2019

PorMaíra

Significados de Mandalas e Rosáceas

Olá! Postei nas minhas redes sociais sobre mandalas prontas que pintei e enquadrei, é bem fácil de fazer e acho incrível ter em casa algo feito por você mesmo. Vou resumir um pouco do que estudei sobre mandalas e rosáceas para entenderem o significados desses elementos tão representativos.

Mandala é uma palavra que em sânscrito significa círculo. É utilizada como expressão científica, artística e religiosa, desde o início dos tempos, com diversos significados em diferentes religiões. As mandalas podem ser encontradas em igrejas cristãs, em suas rosáceas. Um exemplo do uso da mandala na arquitetura brasileira, é a planta superior da Catedral de Brasília.

A Rosácea é definida como uma figura simétrica, terminada em circunferência, e que revela analogia com a rosa. A história nos mostra que mandalas e rosáceas, de uma forma ou de outra, sempre estiveram presentes nas produções humanas. No caso das rosáceas, que partem do princípio do uso da luz (através, principalmente, dos vitrais) e da cor, viraram um dos símbolos da arquitetura gótica. Representam a espiritualidade e ascensão ao sagrado, além de lembrarem uma flor, por isso o nome derivado de rosa.

Para o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung, que até escreveu um livro sobre o assunto, “O simbolismo da mandala”, ela é uma representação gráfica do centro (Self ou si mesmo). Ele as descreve como personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade dos pacientes, em seu processo da individualização. Bacana né? E aí, bora pintar um pouco no feriado?

Quadros Mandalas



Exemplo de Mandala



Exemplo de Rosácea