Arquivo anual 2018

PorMaíra

Tendências do Design de Interiores – Parte II

Continuando com o assunto do novo morar, ouvi em uma palestra sobre o resultado de uma grande pesquisa realizada no Brasil durante mais de um ano, em parceria do Grupo Abril com o URB (escritório multiprofissional de tendências) por profissionais de design de interiores e arquitetura, entrevistando historiadores, sociólogos, filósofos, psicólogos, consumidores, comerciantes e fabricantes da área.

Juntando todas as informações, os profissionais concluíram que, resumindo a pesquisa, a tendência é ter 4 tipos de casas, que se unem, se misturam, são eles: casa hotel, casa clube, casa galeria e casa escritório.

Casa hotel é um conceito que surgiu depois da bolha imobiliária nos EUA, em 2007. A crise levou as pessoas a compartilharem espaços, criarem mais vínculos, valorizarem experiências, movimento e desapegarem de excessos.

Casa escritório é fazer da casa o local de trabalho, por causa da valorização da mulher, da dificuldade de locomoção nos grandes centros e da possibilidade de trabalho remoto e dos estudos à distância ou também a ideia de abrir um espaço comercial na própria casa.

Casa galeria tem o resgate do trabalho artesanal como princípio, trazer momentos para a decoração através de  viagens, referências (isso me lembra tal coisa, tal pessoa). Observamos aqui o conceito de design afetivo aparecendo novamente. Um exemplo disso foi o uso do marmorite e granilite na Casa Cor desse ano, aqueles pisos muito usados nas décadas de 40 em halls, escadas de prédios e outros espaços de circulação, devido à resistência, agora, assim como as cubas, também voltam repaginados e usados de outras formas como em paredes, mas novamente nos fazem lembrar nossas infâncias. A feira Isaloni (Salão Internacional do Móvel de Milão) de 2018 também nos deu uma amostra disso retomando o uso do veludo.

Casa jardim dá a ideia de um jardim particular, através de adornos rupestres, objetos com materiais naturais, trazendo sempre a natureza para dentro da residência. Na Isaloni foi usada iluminação lembrando árvores, também com almofadas e estampas nesse motivo.

Granilite usado em parede:

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem (https://homeadore.com/2017/04/27/fitzroy-north-home-zunica-interior-architecture-design/)

Marmorite redesenhado:

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem (https://casavogue.globo.com/Design/Revestimentos/noticia/2017/02/o-marmorite-esta-de-volta.html)

PorMaíra

Tendências do Design de Interiores – Parte I

Oi! Quem tem me acompanhado já sabe o que eu penso sobre design de interiores, acredito muito que a casa ideal é a que reflete a nossa alma, independente do que está na moda. No entanto, sempre gosto de saber o que está em alta e meu primeiro assunto aqui no site vai ser sobre essas tendências.

Morar é realizar sonhos. Vi uma pesquisa de 2015 que o brasileiro troca de móvel planejado no mínimo 15 anos após o uso, e móvel solto em média de 10 a 12 anos. Mais importante do que estar atento às novidades, é estar sincronizado com as preferências do cliente que vai conviver nesse espaço por tanto tempo.

Um conceito que está sendo muito utilizado é o “wellness” que são ambientes que evocam o bem estar e a plenitude. São espaços confortáveis e usáveis, valorizando o convívio familiar, permitindo a presença de animais de estimação no interior, bem diferente daquelas “casas de capa de revista”, referência de lar ideal antigamente, sempre impecáveis que ninguém podia relar em nada que quebrava.

Hoje em dia, em um mundo tão carente de referências, o design afetivo também ganha espaço, com a ideia de contar história através da decoração, que traz lembranças, sensação de pertencimento e refúgio. Vimos isso na Expo Revestir, que a Deca repaginou as famosas louças coloridas com cara de “casa da vó”, com cubas verde, azul e rosa despertando as melhores recordações dos saudosistas. Nesse conceito que eu adoro e uso até uma hashtag #suacasasuacara a proposta é decorar a casa com objetos que lembram pessoas, momentos, viagens e por aí vai. O poeta chileno Pablo Neruda fazia isso muito bem e suas 3 casas – ele tinha tantos objetos e mulheres que precisou de várias casas – são belos exemplos desse conceito. De repente, em uma delas, você se depara com um cavalo de carrossel no meio da sala! Mas isso é assunto pra outro dia. Mais tendências na semana que vem…até lá!

 

Cubas Coloridas Deca na Expo Revestir
Fonte: https://www.deca.com.br/expo-revestir/